Tuesday, June 5, 2007

Justiça à portuguesa - Trabalhar compensa

(Conversa entre amigos)

Joana - Olha passei esta manhã na praia, foi óptimo. Deve ser espectacular ter a tua profissão. Quanto ganhas?
Ana - 1000€. Mas menos 21% de IVA que tenho de entregar ao Estado e uns 150€ à Segurança Social. Entretanto há os tais 20% que ficam logo retidos na fonte. Portanto, na realidade, cerca de 600€. Quando faço mais umas coisas para outros sítios aumento os rendimentos. Como é a recibo verde, as empresas não investem em recursos, a coisa complica. Micro crédito... já me ocorreu, mas não há retorno de investimento. Trabalho de manhã á noite. Adoro o que faço. E tu? Como vai o franchising em família?
Joana - Vamos abrir outra loja.
Ana - Onde?
Joana - Aqui em Lisboa.
Ana - Mas quanto é que acabas por receber, trabalhando em família?
Joana - Aaah... estou no fundo de desemprego.
Ana - ????

Joana - Estou a aproveitar. O meu irmão deu a volta ao texto então é como se tivesse tido um salário superior e ganho mais agora.
Ana - Quanto é que recebes?
Joana - 1000€.



[Os nomes dos nossos personagens são fictícios]

No comments:

 
Site Meter