Num evento promovido pelo ICEP, no estrangeiro, produtores nacionais e convidados reunem-se em torno de uma mostra de especialidades portuguesas, ali expostas e degustadas, para serem internacionalizadas...
Zé Pedro - É pá! Prova aqui este presunto que este tem nível! Traz-me à memória o bom presunto italiano. Repara na cor. Pouca gordura. Não é salgado.
Lena - Chomp chomp. Delicioso.
Sr. António - Ah, esse presunto é meu!
Lena - Então e já tem quem o distribua por estas paragens?
Sr. António - Não.
Lena - Não? Como? Então ainda não falou com o ICEP?
Sr. António - Bem, consegui estar aqui mas ainda não sei como é que hei-de entrar neste mercado. Pensei que obteria uma resposta aqui.
Breve pausa para tentar reflectir, porque isto não é normal... então como é que está aqui, se não falou com o ICEP e como é que o ICEP convida e aceita sem projectos?
Lena - Ora deixe-me cá apresentá-lo ao responsável do ICEP, cá, que também é responsável por este evento (pode ser que consiga acelerar este processo antes de regressar a Portugal).
A dois passos de distância, lá se arrasta o responsável do ICEP daquele país, para o confrontar com o produtor convidado pelo ICEP para internacionalizar o seu negócio e tentar compreender o que se passa...
Lena - Então como está? Olhe apresento-lhe aqui o Sr. "X" que tem um excelente presunto para exportar e ainda não sabe bem quais são os procedimentos do ICEP nem como o ICEP lhe pode ser útil...
José Maria Villaverde de Vasconcellos Cunha e Mello... - Olá boa tarde. Olhe, tome lá um cartão. Envie-me um fax ou um e-mail e depois conversamos.
Zé Pedro - ??? (Quando? A partir de Portugal?)
Lena - ??? (Então o que é que o ICEP anda aqui a fazer?)
Sr. António - ??? :(
E nem os indispensáveis potenciais distribuidores e empresários daquele país marcaram presença... e não são tão poucos assim.
[Os nomes dos nossos personagens são fictícios]
Friday, June 8, 2007
O grande momento da internacionalização
Etiquetas:
Diplomacia,
Economia,
ICEP,
Internacionalização,
Negócios,
Política,
Portugal
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment